terça-feira, 21 de junho de 2016

O que é Parábolas?

Parábolas
"Parábolas: Geralmente história curta ou comparação baseada em fatos verdadeiros com o fim de ensinar lições a respeito do Reino de Deus, ou sabedoria ou moral."
Em Mateus capítulo 13, Jesus usa a parábola do Semeador, é uma parábola bem conhecida e que no mesmo capítulo, Jesus a explica
Por que Jesus usava parábolas - Ele mesmo disse o por que no versículo 13, "É por isso que eu uso parábolas, para falar com as pessoas. Por que elas olham e não enxergam; escutam e não ouvem, nem entendem." Ele usa as parábolas para que as pessoas possam entender melhor, como um exemplo.

Leia :
3 "Jesus falou muitas coisas por parábolas, dizendo: "O semeador saiu a semear.

4 Enquanto lançava a semente, parte dela caiu à beira do caminho, e as aves vieram e a comeram.

5 Parte dela caiu em terreno pedregoso, onde não havia muita terra, e logo brotou, porque a terra não era profunda.

6 Mas, quando saiu o sol, as plantas se queimaram e secaram, porque não tinham raiz.

7 Outra parte caiu no meio dos espinhos, que cresceram e sufocaram as plantas.

8 Outra ainda caiu em boa terra, deu boa colheita, a cem, sessenta e trinta por um.

9 Aquele que tem ouvidos para ouvir, ouça!"
Leia a explicação da Parábola:
18 "Portanto, ouçam o que significa a parábola do semeador:

19 Quando alguém ouve a mensagem do Reino e não a entende, o Maligno vem e arranca o que foi semeado em seu coração. Esse é o caso da semente que caiu à beira do caminho.

20 Quanto à semente que caiu em terreno pedregoso, esse é o caso daquele que ouve a palavra e logo a recebe com alegria.

21 Todavia, visto que não tem raiz em si mesmo, permanece pouco tempo. Quando surge alguma tribulação ou perseguição por causa da palavra, logo a abandona.

22 Quanto à semente que caiu no meio dos espinhos, esse é o caso daquele que ouve a palavra, mas a preocupação desta vida e o engano das riquezas a sufocam, tornando-a infrutífera.

23 E quanto à semente que caiu em boa terra, esse é o caso daquele que ouve a palavra e a entende, e dá uma colheita de cem, sessenta e trinta por um".

Nenhum comentário:

Postar um comentário